CCTs

EVENTOS

UTILIDADES

Contribuição Negocial
Porque contribuir com o Sindicato? Quais os benefícios que a CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL trás para a categoria?

Quando falamos em benefícios oferecidos pelo sindicato aos trabalhadores, sempre reportamos a história do mesmo. Nosso sindicato existe a 85 anos (desde 1933), e desde esses tempos o sindicato conquistou diversos benefícios aos trabalhadores. O principal e mais importante é a Convenção Coletiva, onde nela consta diversos direitos para os funcionários, direitos estes revertidos em valores, garantias de melhor condições, benefícios de estabilidades, assistência nas homologações, assistência jurídica trabalhista, atendimento em três sedes, localizadas em Caxias do Sul, Farroupilha e Nova Petrópolis.

Estes benefícios revertidos em valores que beneficiam todos os trabalhadores da categoria são: Índice de aumento, quinquênio, auxílio creche, auxílio escolar, auxílio funeral, indenização especiais, enfim, as empresas são obrigadas a pagar estes benefícios para seus funcionários, porque o sindicato negocia junto ao sindicato patronal a convenção coletiva anualmente. Caso não exista convenção os trabalhadores negociariam diretamente com seus patrões, desde o aumento salarial até as indenizações, ou seja, ficaria a cargo da "bondade" dos empresários em conceder qualquer benefício para o funcionário.

Para o sindicato sobreviver, o mesmo depende do recebimento destas contribuições. Este é o único meio de receita que o sindicato possui, sem esta o sindicato não tem como se manter, e consequentemente deverá fechar, que é uma pena, pois caso isto ocorra os trabalhadores ficarão totalmente desassistidos, bem como as homologações que passariam a ser feitas direto na empresa, sem nem ao menos alguém para conferir todos os direitos pagos. Lembrando que caso isto ocorra, e o funcionário assinar a rescisão, posteriormente, caso constate alguma irregularidade, não poderá cobrar na justiça, pois concordou em assinar a rescrição quando a empresa solicitou, este é um dos papeis do sindicato, garantir que todos os direitos estejam sendo cumpridos pela empresa.

Por isso pedimos que os trabalhadores da categoria repensem qual é o papel do sindicato, e nos ajudem nesta luta por garantia de direitos e melhores condições no ambiente de trabalho e nas relações entre empresa e funcionário. O objetivo do sindicato é garantir que a lei e a convenção coletiva sejam cumpridas a favor da categoria.